Goiânia recebe selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O combate à corrupção em Goiânia, é uma determinação do prefeito Rogério Cruz ( Republicanos), foi por isso que a a Prefeitura de Goiânia, em mais uma demonstração de transparência na gestão pública, recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O programa é uma proposta executada pela Rede de Controle nos Estados junto à Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na capital, é coordenada pela Controladoria-Geral do Município (CGM)

O sistema e-Prevenção é uma ferramenta que auxilia o gestor na implantação de práticas que aprimorem a integridade da organização. A adesão do município ao programa se deu no início deste mês com o lançamento do selo para os entes participantes. Isabela Vicheti, ouvidora-geral do município, explica que isso propicia transparência quanto às informações da gestão no âmbito de ética, integridade e combate à corrupção.

Segundo Isabela, a disponibilização à comunidade permite "que ela exerça o controle social, o que é fundamental para estimular os agentes governamentais a adotarem práticas de gestão corretas, além de inibir desvios e abusos com os recursos públicos".

O prefeito da capital, Rogério Cruz, ressalta que a adesão ao PNPC complementa os atos que norteiam a gestão. "Todas as ações que visam aumentar a transparência devem ser ampliadas no município. Nossa gestão tem como foco o cuidado com as pessoas e estas ferramentas vão nos auxiliar na implantação de práticas que resguardem o dinheiro dos contribuintes."

Como funciona o programa
A metodologia do programa consiste na análise de cinco mecanismos, sendo eles prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada um é associado a um conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades nos níveis operacionais, contribuindo para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões.