Serviços on-line e gratuitos são disponibilizados por cartórios de Goiás

Pesquisa aponta que cerca de 81% dos brasileiros têm acesso à internet. Em contrapartida, serviços cartorários on-line e gratuitos ainda são desconhecidos por boa parte da população

O Brasil tem cerca de 152 milhões de usuários na internet, de acordo com pesquisa realizada em 2020 pela TIC Domicílios, lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Os números divulgados correspondem a 81% da população do país com 10 anos ou mais e de olho no digital, o mercado tem se adequado a essa tendência e tais inovações tecnológicas também têm feito parte dos cartórios brasileiros.

Segundo o presidente da Associação dos Titulares de Cartório de Goiás (ATC) Rodrigo Borba, o impulso dado em razão a pandemia levou os serviços em geral, a um nível de maior comodidade aos usuários e com os cartórios não poderia ser diferente.

"Os cartórios estão atualmente habilitados para a prestação de muitos serviços de forma digital, sem a necessidade de deslocamento para isso. Estão antenados e de braços, ou melhor, de 'links abertos', para todos", diz.

Contudo, a informatização dos serviços cartorários e atendimentos on-line ainda são desconhecidos por boa parte da população. O marketing presente na internet, com sites de intermediários simulando os oficiais, têm feito com que as pessoas paguem mais caro, de acordo com  Rodrigo. Ele pontua ainda que, no caso do Registro de Imóveis, por exemplo, não há nenhuma cobrança a mais pelo serviço on-line, entretanto, sites intermediários têm cobrado caro pelo serviço.

A ênfase na informatização dos serviços cartorários teve impulso pela Lei n. 11.977/09 e após outras leis e atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde todas as especialidades de cartórios passaram a ofertar centrais eletrônicas disponíveis para serem acessadas pela população.

Com  essa maior comodidade disponível a todos que precisam de cartórios Rodrigo acredita que houve um aumento da procura pela internet, com a migração, ainda lenta, mas constante, de pedidos à distância em detrimento de procuras presenciais e ressalta: "Quanto mais pessoas souberem, mais pessoas serão beneficiadas por esses tipos de serviços que vieram para facilitar a vida de todos", finaliza.

Confira as plataformas eletrônicas de cartórios no Brasil:
Registro de Imóveis: www.registradores.onr.org.br
Tabelionatos de Notas: www.e-notariado.org.br
Tabelionatos de Protestos:  site.cenprotnacional.org.br
 Registro Civil: sistema.registrocivil.org.br
Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos: www.rtdbrasil.org.br

Sobre a ATC-GO

A Associação dos Titulares de Cartório do Estado de Goiás, (ATC – GO), é uma entidade privada de âmbito regional que visa congregar os Tabeliães e Oficiais Registradores titulares do Estado de Goiás.
Desde a sua fundação em 2014 pelos titulares concursados que chegaram ao Estado, a ATC-GO vem trabalhando incessantemente para gerar e interligar conhecimento entre os associados, incentivando a modernização dos serviços de notas e registros, e apoiando os cartórios a atingir a maior eficiência possível.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br