3ª edição do projeto Jornada Lixo Zero acontece na Praça Universitária, neste sábado (21)

Reconhecido como um dos principais movimentos de proteção ambiental do Centro-Oeste, o Movimento Lixo Zero Goiás está prestes a realizar mais uma edição de sucesso. No próximo sábado (21), das 8h às 16h, a Coordenadora do projeto Raquel Pires Sales vai promover uma nova ação do Projeto Jornada Lixo Zero, na Praça Universitária, em Goiânia



Com intuito de reduzir os danos causados pelos resíduos ao meio ambiente, a 3ª ação da Jornada Lixo Zero terá um drive thru disponível para coleta de materiais como eletrônicos, recicláveis, objetos de escrita, esponjas, lâmpadas de mercúrio, medicamentos vencidos, pilhas, baterias, pneus, entre outros.

Além da coleta, a ação ainda contará com ampla agenda de atividades no local, como aula de defesa pessoal para mulheres, apresentações musicais, palestras, oficinas, pinturinha infantil e exposições artísticas de Matias Pereira Franca e Cristiano Borges da Silva.
 
O projeto
Criado em 2021 pela bióloga e embaixadora latino-americana Lixo Zero Raquel Pires Sales, o projeto Jornada Lixo Zero nasceu a partir da necessidade de uma educação ambiental mais efetiva junto à sociedade.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 46 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos foram enviados para aterros sanitários brasileiros no ano de 2020. Segundo a embaixadora, a reciclagem e o descarte correto desses materiais poderiam ganhar novas formas, evitar a degradação do meio ambiente e gerar trabalho e renda aos trabalhadores do ramo.

"As possibilidades são infinitas e nosso trabalho é conduzir todo esse material com responsabilidade. A educação é o melhor caminho e faz com que as chances de um futuro melhor estejam mais próximas. Reciclar é pensar no amanhã e fazer parte da mudança", destaca a bióloga.

Conforme o diagnóstico do Ministério do Desenvolvimento Regional, apenas 5,4% dos materiais recolhidos pelos serviços públicos de coleta são reciclados e o projeto prevê a mudança desses dados.

"Devemos lembrar que não existe jogar fora, o planeta é um só, ele é a nossa casa. É de responsabilidade de cada um o lixo que produz diariamente, independente de raça, credo, cor ou nível social", ressalta Raquel.

Serviço
Jornada Lixo Zero
Contato: (62)9.8309-3499
Onde: Praça Universitária - Goiânia
Quando: 21 de maio, das 8h às 16h

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Compartilhar

Por: Juliano Roriz

0 comentários:

Postar um comentário