Alexandre Baldy destina recursos para saneamento de Abadiânia

Recurso de R$ 7 milhões garantido por Baldy enquanto ministro das Cidades vai beneficiar mais de 21 mil moradores do município

Foto: Pedro Augusto.

Com um sistema de abastecimento de água defasado há mais de 30 anos, Abadiânia recebe nesta segunda-feira (27) recursos na ordem de R$ 7 milhões para execução de obras de melhoria de todo o sistema de abastecimento de água e esgoto do município. Os recursos foram destinados por Alexandre Baldy, quando era ministro das Cidades e garantidos junto à Funasa. Hoje, o político é pré-candidato ao Senado.

Ao lado do prefeito José Diniz, Baldy participou da assinatura da ordem de serviço para as obras. "Com esses investimentos, todos os moradores de Abadiânia terão mais saúde, qualidade e dignidade de vida, tendo acesso à água tratada e esgoto. Essa sempre foi uma de minhas bandeiras quando fui ministro e deputado federal", garante Baldy.

Saneamento como prioridade
Na área de saneamento básico, Baldy já destinou recursos na ordem de R$ 1,5 bilhão para todo estado de Goiás.

Recursos que foram usados para ampliação ou construção de redes de distribuição de água, coleta de esgoto ou tratamento de resíduos. Os R$ 7 milhões que chegam agora em Abadiânia são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O município conta com outros investimentos oriundos de emendas e do trabalho de Alexandre Baldy. Foram mais de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde para custeio de equipamentos e materiais de uso permanente. Já na área de infraestrutura e obras foram outros R$ 6,5 milhões da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), do Ministério da Economia e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Esses últimos foram usados para pavimentação asfáltica das vias do Centro, compra de equipamentos e maquinários pesados como tratores e motoniveladoras, por exemplo.

Ao todo, Abadiânia já recebeu mais de R$ 14 milhões de verbas públicas de emendas oriundas do trabalho de Alexandre Baldy em prol do município.

Baldy comenta que Abadiânia é uma cidade que sempre esteve entre suas demandas urgentes. "Estarei sempre representando meu querido povo de Abadiânia para continuar a trazer obras e benefícios. Queremos ver a alegria e o sorriso nos rostos das pessoas. Esse é o nosso desejo, é essa a nossa vida, o que nos motiva", garante.

Funasa
Na época do anúncio deste investimento em saneamento para Abadiânia, em 2018, o então presidente da Funasa, Rodrigo Dias, reiterou que Baldy atuava para levar desenvolvimento para todo o Estado. "Graças a Baldy, em um ano, a Funasa conseguiu trazer para Goiás mais de R$ 200 milhões investidos. Esse esforço todo só é possível porque [Baldy] não atuava apenas no ministério das Cidades, ele procurava defender o estado de Goiás e os interesses dos estados em todas as outras pastas".

O montante investido pela Funasa em Goiás em 2017 superou em mais de R$ 40 milhões todos os investimentos somados nos anos de 2016, 2015, 2014 e 2013.