Presidente da CLDF é homenageado pelo BRB pela lei que reconhece o banco como instituição fundamental para o desenvolvimento do DF

Na tarde desta quinta-feira (20/04), o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital, Wellington Luiz (MDB), recebeu uma homenagem das mãos do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A homenagem foi concedida em reconhecimento à aprovação da  Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal  - PELO que formalmente considera o BRB como uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal

Fotos: Facebook  Wellington Luiz.

Durante a cerimônia, Wellington Luiz destacou a importância do BRB para a economia da região. "O BRB é uma instituição que tem uma história de compromisso com Brasília e com o desenvolvimento econômico da cidade. A aprovação desta PELO só reforça o papel fundamental que o banco tem na nossa sociedade", disse o presidente da CLDF.

Por sua vez, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou a parceria com a CLDF para a aprovação da PELO. "Estamos muito felizes com o reconhecimento do papel do BRB pelos deputados e pelo governo do Distrito Federal. Como Banco público, o BRB tem em seu DNA o trabalho em prol do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal. Em 2019, o governador Ibaneis Rocha determinou que ampliássemos nosso papel nesse sentido. E estamos, desde então, trabalhando duro para colaborar na melhoria da prestação de serviços públicos à sociedade, de forma moderna e eficiente, concretizando sua função social", afirma Paulo Henrique Costa, presidente do Banco.

O BRB passou a ser formalmente considerado uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal. O reconhecimento se deu com a aprovação, ontem, em segundo turno e redação final, da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal.

O PELO reconhece o papel do BRB como instituição pública responsável pela implementação e operacionalização de políticas públicas, projetos e programas, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entre as ações desenvolvidas pelo BRB em prol da sociedade e como agente de fomento, estão a operacionalização de 14 programas sociais do Governo do Distrito Federal. De 2019 a 2022, foram feitos 4,4 milhões de lançamentos de benefícios com mais de R$ 1 bilhão repassados e mais de 251 mil famílias atendidas. Entre eles, destaque para os programas Prato Cheio, Cartão Material Escolar, Renova-DF e Cartão Gás.

O BRB também atua na operacionalização do Sistema de Mobilidade Urbana do DF desde novembro de 2019, e assumiu, ainda, parte do trabalho nas unidades do Na Hora. Junto ao GDF, também participa da entrega de medicamentos de alto custo, foi fundamental na construção do hospital acoplado de Samambaia, em meio à pandemia, viabilizou o programa de saúde dos servidores distritais, entre outras ações que fazem a diferença na qualidade de vida da população de Brasília.

A lei que formalmente considera o BRB como uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal foi aprovada em 1º turno pela CLDF em dezembro de 2022, em 2° turno em fevereiro de 2023 e sancionada pelo governador em março deste ano. A medida reconhece a importância do banco para a economia local e estabelece uma série de incentivos para estimular investimentos e fomentar o crescimento econômico do Distrito Federal.

"Foi com imensa alegria que recebi esta homenagem das mãos do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, hoje. Sinto-me muito honrado e grato pela consideração e pelo reconhecimento. Aproveitando, tratamos também da questão do superendividamento de servidores, que é uma questão de extrema importância e deve ser resolvida da melhor forma. Seguimos juntos pelo fortalecimento do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Distrito Federal", finalizou Wellington Luiz.

A homenagem concedida pelo presidente do BRB a Wellington Luiz é mais uma demonstração do reconhecimento do trabalho da Câmara Legislativa em prol do desenvolvimento do Distrito Federal e da parceria entre as instituições em favor do fortalecimento da economia local.